quarta-feira, 22 de maio de 2013

Uma estreia arrasadora com uma profecia.


Uma estreia arrasadora.

Bom mais uma vez eu estava na estreia do América no Paulistão, o ano era 2004.
O América começava o campeonato montado pelo Roberval Davino, que já havia passado em 2003 no América com sucesso. (Ele assumiu no lugar do pipoqueiro do Edu Marangon e foi campeão do torneio da morte).
Alguns jogadores ficaram da Copa Estado de São Paulo de 2003 e o resto o Roberval fez aquele belo catado que fazia em todo o Brasil para trazer jogadores.
Alguns jogadores como os experientes goleiro Gustavo que jogou muito tempo no Rio Branco, o rodado volante Lau, sempre presente nas passagens do Roberval por aqui , o meio campo Luiz Fernando que voltou ao América depois de uma passagem pelo Figueirense e um tal de Lairson.
Time montado em sua totalidade em apenas 20 dias.
Enfim uma Quarta Feira a noite, chuvosa, chegava até fazer um certo frio coisa atípica para janeiro em nossa cidade.
Meu tio veio me buscar para irmos ao estádio, olhamos o tempo com certo receio mas mesmo assim fomos ao Teixeirão.
Chegamos ao estádio com aquela ansiedade, afinal de contas além de estrear no campeonato contra o tradicional Juventus, não sabíamos da força do time do Rubro dentro de campo.
Sentamos na arquibancada de entrada no Teixeirão, com aquela chuvinha e um vento frio. Meu tio olhou o placar que haviam montado no Teixeirão, virou para mim e profetizou:
- Hoje vai ser 5 x 1 pro América.
Na hora dei risada na cara dele, mas disse que concordava.
Na minha cabeça jamais pensaria em um chocolate daqueles logo no inicio do campeonato.
E começou o jogo, aquele nervosismo mas o América com uma postura melhor.
Logo o time marcou, o Luiz Fernando bateu , o goleiro Willians ex América rebateu e lá estava um muleque chamado Lairson para fazer o gol de estreia do Rubro.
Pena que não durou muito tempo, o Juventus empatou minutos depois.
Mas ainda no primeiro tempo o América foi aos vestiários na frente, outro gol do Lairson.
Segundo tempo como era nosso costume fomos atrás do outro gol do Teixeirão, o dos fundos. Mania que pegamos em 98 de assistir o jogo onde o time atacava.
E lá vimos o 3º gol do América, adivinhem de quem?
Lairson!
Só que nesse gol ele saiu machucado e só voltou no penúltimo jogo contra o Corinthians (Esse jogo vale uma postagem muito especial).
E lá foi o 4ª gol com Leandro Almeida, que tinha acabado de entrar no lugar do próprio Lairson.
Bom vocês lembram do começo da postagem? Em que eu ri da cara de meu tio?
Pois é a chance era real, e o América continuava a atacar o Juventus.
Quando ao final do jogo, não me lembro quem mas o América fez os 5 x 1 profetizados pelo meu tio.
Enquanto todos gritavam gol normalmente, eu e meu tio pulávamos abraçados,  e ninguém entendia absolutamente nada.
Não era possível que nós tínhamos acabado de ver.
Em uma estreia de campeonato o América golear, terminar a primeira rodada logo na liderança do Paulistão com o artilheiro o Lairson e pra matar a profecia dos 5 x 1 acabava de se cumprir em nossa frente.
Fomos embora molhados no velho fusquinha do meu tio. Mas fomos para casa em uma felicidade muito louca. 



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Apenas um sonho....


Olá galera!

Bom vamos a primeira postagem, agora valendo.
Poderia começar falando sobre o Birigui. Afinal de contas ele foi o maior Americano que já pisou nessa terra.
Mas  quero guardar para mais tarde.
Quero falar da nossa primeira casa o Mário Alves Mendonça.
Não sei exatamente a primeira vez que pisei lá dentro, afinal de conta meu tio sempre me levava aos jogos, não tenho aquela primeira vez.  Sei apenas que era muito criança quando comecei a frequentar o Mário Alves Mendonça o MAM.
Mas tenho guardadas em minha mente grandes lembranças do estádio. Tive o grande prazer em sentar em todos os lugares do MAM. Das cadeiras cativas até a arquibancada tomando aquele belo sol de Rio Preto em calorosos domingos há tarde.
A torcida do América sempre foi muito exigente, acho que a maioria das torcidas é assim, naquela época que para mim foi uma época de ouro, queríamos um América ainda maior. Não apenas campeão do Interior como em 1994 e sim Campeão Paulista. Sonho esse que guardo em meu coração até os dias de hoje. Afinal de contas Até o Ituano foi campeão porque não o meu Mecão?
Muitos atestam que o América começou a degringolar depois que saiu do MAM. Discordo totalmente. O América começou a acabar com o fim da era Benedito Teixeira no time. Deixou uma pessoa incapaz de tocar o time. Essa pessoa todos nós sabemos quem é.
Enfim falei sobre tudo isso pois eu tenho um sonho que nunca na minha vida compartilhei com ninguém.
Gostaria muito que o América voltasse a ter um estádio como nosso antigo Caldeirão.
Apesar de hoje ser a minha segunda casa o Teixeirão sempre tem aquela coisa de time grande, suas arquibancadas com cores nada a ver com nosso América. Hoje sequer ter o nome do Benedito Teixeira lá.
O Teixeirão hoje é apenas um enorme campo de futebol qual já tive muito orgulho de ser o “dono”. Mas com as novas Arenas não temos mais o porque de estar lá.
Meu sonho é uma utopia, sei disso. Mas se um dia no América tivesse gente capacitada, que realmente ame o Rubro, que não tenha segundas intenções. Gostaria muito de que alguma empresa comprasse o Teixeirão, hoje uma área nobre na cidade.
Com a grana daria pra fazer um estádio muito parecido com o nosso antigo, só que muito moderno. Aquele Caldeirão fervente. Onde o Diabo mandava. Onde realmente poderíamos fazer uma grande pressão nos adversários.
Antes dos jogos poderíamos passear em um museu com coisas dos antigos estádios e times, passar horas antes do jogo em sua lojinha e ficar babando em suas camisas.
Mas como disse é apenas um sonho uma utopia. Com os atuais dirigentes o América acabaria isso sim.
Não sei se é apenas saudosismo de minha parte no nosso antigo estádio o América era muito forte. Com jogadores de raça e coragem.
Sei apenas que gostaria de “entrar” no “MAM” outra vez.



Para Sempre América....


Bom agora começo um projeto que tinha em mente ha algum tempo.
Lançar um blog na internet.
A ideia inicial era fazer um blog sobre as coisas que penso, vivo e sinto. Tinha um blog sobre isso mas resolvi apagar.
Minha ultima ideia que venho amadurecendo esses últimos tempos é postar sobre coisas do América Futebol Clube meu time de coração.
Não vou postar nada do presente do América e sim do passado e tudo que vivi nesses mais de 20 anos de torcedor do Mecão.
Times, jogos, jogadores, excursão e situações que envolvem o América e a minha pessoa.
Não vou ligar para o numero de visualizações, quando terminar ou resolver parar, quero ter orgulho de tudo aquilo que já escrevi.
Desde já agradeço a todos.